EMEF JOÃO PEDRO DA SILVA

Rua da Assembléia, nº 57 – Bairro Porto de Santana, Cidade de Cariacica –ES,CEP: 29153-084

Socialização professores e alunos

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Chamada Pública Escolar - 18 a 20 de dezembro de 2014

A Chamada Escolar acontecerá na EMEF João Pedro da Silva.
Dias: 18 a 20 de dezembro de 2014

Documentos Necessários (Original e cópia)
  • Certidão de nascimento( ou documento que comprove a identidade do aluno)
  • Comprovante de escolaridade(Histórico escolar ou declaração a partir do 2º ano do ensino fundamental de 09 anos)
  • Comprovante de residência(IPTU, água, energia, telefone, contrato de locação)
A divulgação do resultado será no dia 30/12/2014 nos postos de cadastramento ou pelo site da SEDU www.sedu.es.gov.br

Saiba mais

Postos da Chamada Escolar 2015

Portaria

Telefones das Superintendências Regionais

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Rendimento dos alunos melhora após Escola pública "confiscar" celulares.

 Uma decisão conjunta entre pais e a Escola Estadual Maria Ericina Santos, em Vitória, foi colocada em prática há dois meses e todos os aparelhos celulares levados para a escola são recolhidos.
Os aparelhos que os alunos insistem em levar para a escola são colocados em sacolas identificadas e trancados em armários e caixas para evitar que os estudantes acessem redes sociais, troquem mensagens ou atendam ligações durante as aulas. Esta foi a decisão que os pais dos alunos e a escola encontraram para resolver o problema do celular na sala de aula, e também, para que a garotada possa prestar total atenção nas aulas e aprender o conteúdo.
Há quase dois meses os alunos estão proibidos de usar celular, a medida segundo os professores tem melhorado o rendimento dos alunos.
“Os alunos estão mais atentos, produzindo mais, as atividades que ficavam incompletas porque eles estavam distraídos com o celular, agora nós não temos mais essa dificuldade”, explica a professora Luciana Terra.
A biblioteca voltou a ser o local preferido dos alunos, pois agora as crianças tem mais tempo para ler e como consequência, a coordenadora do local, Ângela Souza, afirma que já observou a melhora e o interesse dos estudantes pelas matérias que são explicadas pelos professores em sala de aula.
Escolas municipais e aparelhos celular:
Prefeitura de Vila Velha - informa que possui a Lei Municipal nº 5.072/2011, que proíbe nas salas de aula das escolas públicas e privadas do município o uso de telefones celulares e de quaisquer outros aparelhos e dispositivos eletrônicos portáteis de comunicação.
Prefeitura de Vitória - informa que entende que o celular faz parte do cotidiano das pessoas, por vezes, o aparelho pode ser utilizado como apoio a ações educativas dentro da sala de aula. Caso seja identificado abuso do uso do celular no ambiente escolar ou que a utilização esteja comprometendo o processo de aprendizagem, o aluno é orientado a guardar o equipamento e também a fazer o bom uso dele. Em situações extremas, o aparelho é recolhido e entregue ao aluno no final do dia letivo.
Prefeitura da Serra - a secretaria de educação está trabalhando na revisão do regimento escolar e este tema será tratado. As unidades de ensino possuem normas estabelecidas que zelam pelo bom convívio social.
Prefeitura de Cariacica - a secretaria de educação (Seme) esclarece que as direções das escolas têm autonomia para estabelecer as regras de uso de celular dentro das unidades. Ainda assim, está sendo reformulado um regimento interno da educação que, entre outras orientações, irá definir um rumo para o uso de novas tecnologias dentro de sala de aula. Este regimento será finalizado até o fim do ano e é realizado com representatividade do poder público, do corpo docente, dos pais dos alunos e do corpo discente.
Fonte: Folha Vitória 

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Concurso Cultural de Desenho premia com kit escolar e bolsas de curso de inglês - Inscrições até dia 22/07/14


O Núcleo Municipal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) promove o I Concurso Cultural de Desenho entre os alunos matriculados nas escolas públicas e privadas de Cariacica. O objetivo é divulgar os “Oito Jeitos de Mudar o Mundo”, conforme proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU), e, assim, estimular o esforço coletivo pela igualdade e justiça social. As instituições de ensino interessadas em participar devem ser inscrever pelo link disponível no fim desta matéria. As inscrições seguem até o dia 22 de julho. Os prêmios incluem kit escolar (1 caderno, 1 borracha, 2 lápis de escrever, 2 canetas esferográficas, 1 caixa de lápis de cor, 1 pasta com elástico, 1 mochila, 1 caixa com caneta hidrocor e 1 apontador) e bolsas de estudo de curso de inglês, oferecidas pelas empresas de participantes do ODM.
O concurso abrange alunos das instituições de ensino infantil, fundamental e médio, localizadas no município de Cariacica, em quatro categorias: a primeira para alunos de 5 a 7 anos; a segunda voltada para estudantes de 8 a 10 anos; a terceira para aqueles de 11 a 14 anos; e a  quarta para acima de 14 anos.
A temática do concurso envolve os oito objetivos que os países têm de cumprir até 2015. São eles: acabar com a fome; educação básica de qualidade para todos; igualdade entre sexos e valorização da mulher; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde das gestantes; combater a AIDS, a malária e outras doenças; qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento.
“A realização da atividade nas escolas permitirá mobilizar a sociedade civil e estimular a participação das instituições privadas na implementação das ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população”, explicou a gerente de Projetos Especiais da Secretaria de Governo, Planejamento e Gestão Estratégica (Semgep), Mariana Di Cavalcanti. Atualmente, em Cariacica, o centro de ensino Fisk, a Marca Ambiental e a papelaria Berger são os representantes do setor privado que aderiram ao ODM.
O assessor técnico da Secretaria de Educação (Seme), Anderson Cyrillo, destacou que o concurso funcionará também como uma preparação das escolas e dos alunos para o desfile cívico da cidade, cujo tema será justamente os oito objetivos do programa.

Orientação
Após a inscrição da escola, os alunos deverão pesquisar o tema para produzir o desenho inédito, que deverá ser confeccionado em papel tamanho A4, podendo ser utilizado técnicas de pintura, recorte, colagem, de lápis, entre outros. A instituição de ensino também será responsável por fazer a pré-seleção dos desenhos e, posteriormente, encaminhará o material para a Secretaria Municipal de Governo Planejamento e Gestão Estratégica (Semgep), localizada no Palácio Municipal, segundo andar, sala 32. Os desenhos deverão ser entregues no período entre 14 de julho a 15 de agosto.
Após o recebimento, o Núcleo Municipal do ODM selecionará os 12 desenhos para consulta pública que acontecerá por meio do site oficial  da Prefeitura de Cariacica, entre os dias 21 a 28 de agosto. O resultado do concurso será divulgado no dia 29 de agosto e, no dia 31, serão entregues as premiações aos vencedores. Confira o regulamento do concurso no edital disponível no fim da matéria.


Núcleo do ODM
Os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) são um conjunto de metas pactuadas pelos governos dos 191 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) com a finalidade de tornar o mundo um lugar mais justo, solidário e melhor para se viver até 2015.
O compromisso foi firmado durante a Cúpula do Milênio, em setembro de 2000, realizada em Nova York, após uma análise dos maiores problemas globais. Prevê um conjunto de oito macro-objetivos.
O Núcleo Municipal do ODM tem o papel de disseminar os ODM, na mobilização da sociedade civil, na capacitação de lideranças, no trabalho com o poder público local para a implementação dos ODM e no acompanhamento do desempenho das prefeituras.

Fonte: Prefeitura Municipal de Cariacica

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Alimentação Saudável 2

Paródia sobre Alimentação Saudável, trabalho 8 ano A, escola João Pedro da Silva na cidade de Cariacica ES. Muita animação e sucesso. Professora de ciências Isis G. Barbini.
Versão original, Assim você mata papai, do Sorriso Maroto.


Alimentação Saudável.

Trabalho 8º ano A da Escola João Pedro da Silva, Cariacica ES, sobre Alimentação Saudável.
Lepo Lepo Saudável, versão original: lepo lepo - Psirico.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Documentos necessários para matrícula escolar

Alguns documentos são de extrema importância, por isso deverão ser apresentados no ato da matrícula. 
  • Original do histórico escolar ou declaração escolar da última escola onde o aluno estudou (essencial)
  • Cópia da certidão de nascimento ou casamento (essencial)
  • Cópia do RG e CPF
  • 2 fotos 3x4
  • Cópia do comprovante de residência, de preferência talão de água ou luz (essencial)

quinta-feira, 6 de março de 2014

História da Escola João Pedro da Silva

A Escola Municipal de Ensino Fundamental “João Pedro da Silva”, recebeu este nome em homenagem ao ministro evangélico, natural do Ceará nascido em 24 de junho de 1985. Após morar em várias cidades do norte e nordeste do Brasil com o trabalho de evangelização, migrou com sua família para o Espírito Santo, onde implantou a obra da Assembleia de Deus, em 1930, permanecendo até o seu falecimento em 17 de maio de 1935.

A Escola Primária Pastor João Pedro da Silva, foi fundada em 1964 oferecendo educação primária de 1ª a 4ª série. No ano de 1966 passou a chamar-se Obra Social João Pedro da Silva, quando os professores foram mantidos através do convênio com o Governo do Estado, até o ano de 1975, implantando o ensino de 5ª a 8ª série.

A partir de 1974, Escola de Primeiro de Segundo Graus João Pedro da Silva foi autorizada pela Res. CEE nº 66/78, para funcionar com os cursos Técnicos em Contabilidade, Técnico em Secretariado e Assistente de Administração a partir de 1978, na época mantida pela Obra Social João Pedro da Silva. O então Senhor Prefeito Joel Lopes Rogério, manteve o funcionamento do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª series, e o curso Técnico em Contabilidade em 1978.

Em janeiro de 1980, a Obra Social passa a ser dirigida pela municipalidade, quando o prédio escolar é comprado pela Prefeitura de Cariacica, passando a integrar a Rede Municipal de Educação de Cariacica.

O funcionamento da Unidade Escolar se deu através do Decreto Municipal nº. 347/80, aprovada pela Resolução CEE nº 20/97 para ministrar o curso Técnico de Contabilidade a partir de 1980. A mesma Resolução cessou os efeitos da Resolução CEE nº 66/78, encerrando definitivamente os cursos Técnicos de Secretariado e Assistente de Administração que nunca foram ofertados por falta de clientela.

ELEIÇÕES DIREÇÃO: MANDATO 2012/14

Em 26/10/2011 aconteceu a eleição para Diretor  e Vice da EMEF João Pedro da Silva.
Foram eleitos com 590 votos a chapa 1. Tiveram 155 votos entre brancos e nulos. Total de votantes: 745.
 

ELEITOS: JOSÉ LUIZ DA ROSA -DIRETOR
ANA MARIA BRANDÃO - VICE DIRETORA

quarta-feira, 5 de março de 2014

Conselho Escolar

O QUE É O CONSELHO ESCOLAR?

            É o órgão colegiado responsável pela gestão da escola, em conjunto com a direção, representado pelos segmentos da comunidade escolar, pais, alunos, professores e funcionários.

 QUAIS AS FUNÇÕES DO CONSELHO ESCOLAR?

    * Consultiva – quando é consultado sobre questões importantes da escola;
    * Deliberativa – quando aprova, decide e vota sobre assuntos pertinentes às ações da escola nos âmbitos administrativo, pedagógico e financeiro;
    * Normativa – quando elabora seu regimento, avalia e define diretrizes e metas de ações pertinentes à dinâmica do processo educativo, para um bom funcionamento da escola;
    * Fiscalizadora / avaliativa – quando exerce o papel de controle, ficando subordinado apenas à ASSEMBLÉIA GERAL, fórum máximo de decisão da comunidade escolar.



COMO SE DÁ A COMPOSIÇÃO DO CONSELHO ESCOLAR?

            O Conselho tem em sua composição 16 (dezesseis) membros representados pelos segmentos da comunidade escolar assim contemplados:

    * 04 (quatro) pais;
    * 04 (quatro) alunos;
    * 04 (quatro) professores;
    * 04 (quatro) funcionários.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Abertas as inscrições para o curso gratuito Pré-Enem.

Polo de matrícula: Emef João Pedro da Silva -
Para auxiliar os alunos do Espírito Santo na preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, foi lançado o programa Eureka Pré-Enem. A iniciativa consiste em um curso preparatório elaborado para os alunos de escolas públicas, prioritariamente, que funciona na modalidade à distância, e é organizado de forma que as aulas sejam transmitidas ao vivo nos polos que possuem o kit telessalas instalados.
O programa disponibiliza um Sistema Online de ensino e aprendizagem para que os alunos possam interagir com os professores e colegas, bem como tirar dúvidas e fazer atividades propostas. O curso será oferecido na modalidade à distância com aulas transmitidas ao vivo, direto de Curitiba para todo o Brasil no horário entre 19h20 e 22h30, de segunda a sexta-feira.
As aulas poderão ser ministradas por um, dois ou três professores conferencistas. O foco será na resolução de exercícios de provas do ENEM e de vestibulares nacionais, preservando a explanação teórica necessária à compreensão das atividades.
O aluno receberá um conjunto de quatro apostilas para acompanhamento das aulas, sendo uma a cada etapa de conclusão do curso em acordo com o calendário disponibilizado, além de suporte didático e material de estudo suplementar via portal do aluno. 
As aulas começarão no dia 10 de março. Ao total, foram ofertadas mil vagas. Para poder participar, é necessário que o aluno tenha concluído o ensino médio ou esteja cursando o 3° ano. Apenas alunos de escolas federais, estaduais e municipais poderão se inscrever.
Inscrições
Data - De 25 a 27 de Fevereiro de 2014
Local – Nos polos de educação à distância, de Aracruz, Ecoporanga, Guaçuí, João Neiva, Muniz Freire, Ponto Belo, São Mateus, Vargem Alta, Viana, Vila Velha, Bairro Expedito,Bairro São Francisco, Boa Sorte, Campo Grande, Cruzeiro do Sul, Flexal II, Jardim de Alá, Mucuri, Nova Rosa da Penha, Novo Brasil, Padre Miguel, Porto Novo  e Vale dos Reis.

Vacinação contra HPV será feita dia 11 de março de 2014

A vacinação contra o HPV, que terá início no dia 10 de março, será feita, prioritariamente, em escolas no Espírito Santo. As unidades básicas de saúde municipais terão papel de retaguarda para as adolescentes de 11 a 13 anos de idade que ocasionalmente perderem a dose. Os ajustes finais serão discutidos durante reunião entre Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e municípios nesta terça-feira (11) à tarde.
Segundo o proposto pelo Ministério da Saúde (MS), a estratégia de imunizar as meninas nas escolas públicas e particulares é mais eficaz para atingir o público-alvo da campanha. “Os adolescentes não têm o hábito de frequentar as unidades de saúde para receber vacinas. Além disso, a perda de doses seria minimizada”, afirma a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Danielle Grillo.
De modo geral, o funcionamento se dará da seguinte maneira: caberá à escola fazer o levantamento das estudantes com idade entre 11 a 13 anos e fornecer essa relação com os nomes à unidade de saúde de referência na região. Com a lista em mãos, a equipe de imunização agendará, juntamente com o colégio, a melhor data para aplicar as injeções.
“A vacinação na unidade de saúde será feita em um segundo momento, para quem perdeu as doses aplicadas na escola ou devido a outras eventualidades”, destaca a coordenadora. Ao longo da reunião preparatória desta terça-feira (11), a Sesa espera ajudar na coordenação das ações dos municípios, os responsáveis por fazer a aplicação.
Obs. A vacina será voltada apenas às alunas desta EMEF.

Calendários Ensino Fundamental e EJA 2014

Calendário Ensino Fundamental 2014

Calendário Educação de Jovens e Adultos - EJA 2014