terça-feira, 12 de agosto de 2014

Rendimento dos alunos melhora após Escola pública "confiscar" celulares.

 Uma decisão conjunta entre pais e a Escola Estadual Maria Ericina Santos, em Vitória, foi colocada em prática há dois meses e todos os aparelhos celulares levados para a escola são recolhidos.
Os aparelhos que os alunos insistem em levar para a escola são colocados em sacolas identificadas e trancados em armários e caixas para evitar que os estudantes acessem redes sociais, troquem mensagens ou atendam ligações durante as aulas. Esta foi a decisão que os pais dos alunos e a escola encontraram para resolver o problema do celular na sala de aula, e também, para que a garotada possa prestar total atenção nas aulas e aprender o conteúdo.
Há quase dois meses os alunos estão proibidos de usar celular, a medida segundo os professores tem melhorado o rendimento dos alunos.
“Os alunos estão mais atentos, produzindo mais, as atividades que ficavam incompletas porque eles estavam distraídos com o celular, agora nós não temos mais essa dificuldade”, explica a professora Luciana Terra.
A biblioteca voltou a ser o local preferido dos alunos, pois agora as crianças tem mais tempo para ler e como consequência, a coordenadora do local, Ângela Souza, afirma que já observou a melhora e o interesse dos estudantes pelas matérias que são explicadas pelos professores em sala de aula.
Escolas municipais e aparelhos celular:
Prefeitura de Vila Velha - informa que possui a Lei Municipal nº 5.072/2011, que proíbe nas salas de aula das escolas públicas e privadas do município o uso de telefones celulares e de quaisquer outros aparelhos e dispositivos eletrônicos portáteis de comunicação.
Prefeitura de Vitória - informa que entende que o celular faz parte do cotidiano das pessoas, por vezes, o aparelho pode ser utilizado como apoio a ações educativas dentro da sala de aula. Caso seja identificado abuso do uso do celular no ambiente escolar ou que a utilização esteja comprometendo o processo de aprendizagem, o aluno é orientado a guardar o equipamento e também a fazer o bom uso dele. Em situações extremas, o aparelho é recolhido e entregue ao aluno no final do dia letivo.
Prefeitura da Serra - a secretaria de educação está trabalhando na revisão do regimento escolar e este tema será tratado. As unidades de ensino possuem normas estabelecidas que zelam pelo bom convívio social.
Prefeitura de Cariacica - a secretaria de educação (Seme) esclarece que as direções das escolas têm autonomia para estabelecer as regras de uso de celular dentro das unidades. Ainda assim, está sendo reformulado um regimento interno da educação que, entre outras orientações, irá definir um rumo para o uso de novas tecnologias dentro de sala de aula. Este regimento será finalizado até o fim do ano e é realizado com representatividade do poder público, do corpo docente, dos pais dos alunos e do corpo discente.
Fonte: Folha Vitória 

0 comentários:

Enviar um comentário